segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Bullet Journal 2021 - ponto de situação

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem convosco.

 

Ao fim de 9 meses, venho partilhar convosco como tem sido esta experiência de viver em modo analógico no que diz respeito ao uso de agenda pessoal.

 

Resumindo numa palavra: Fracassei.

 

Bem, na verdade, não totalmente. Consigo identificar alguns pontos de vitória e outros de derrota.

 

No que diz respeito às vitórias, identifico o seguinte:

  • Tenho os aniversários de todas as pessoas que são importantes na minha vida, FINALMENTE, não preciso de recorrer ao Facebook, já que a minha memória para aniversários é uma tristeza;
  • Fiz o tracking de algumas atividades que para mim são importantes, conseguindo assim saber como anda a minha consistência (geralmente não anda muito consistente lol);
  • Ganhei o hábito de escrever em papel e caneta sempre que senti necessidade, quer para os bons, quer para os maus momentos;
  • Registei todos os filmes, séries, restaurantes e locais visitados mensalmente. Pode ser algo supérfluo mas pessoalmente é importante.

 

Relativamente às derrotas, são as seguintes:

  • O registo de despesas mensal em modo analógico não funciona para mim, visto ter um sistema em folha de cálculo já desenhado à minha medida;
  • Quatro meses depois desisti de fazer o tracking de algumas  atividade, como por exemplo, os dias em que vou ao ginásio, os dias em que leio, entre outros.

 

Visto que não gosto muito de andar a marinar nos temas, já tenho próximos passos a tomar:

 

  • Vou voltar ao meu registo de despesas em formato digital, já que à medida que vou preenchendo consigo saber no momento qual é área em que estou a gastar mais, assim como o peso de cada uma das despesas por mês e por ano;
  • Passar os aniversários para o calendário digital;
  • Procurar um sistema de tracking que não sejam app já existentes (ou seja, vou fazer o meu próprio sistema);
  • Manter a boa prática de escrever com papel e caneta, pois o impacto mental é muito maior do que escrever num computador.

 

Tal como referi em publicações anteriores, o objetivo deste sistema é que seja eficaz, mas ao mesmo tempo divertido. Quando algo começa a ser demasiado difícil, é importante pensar se de facto é algo que vai ser útil no futuro ou se pode ser alterado ou até mesmo descartado.

 

Não podemos é desistir logo à primeira, porque como sabemos, ou devíamos saber, não há almoços grátis, ou atalhos para o sucesso. É preciso persistência, resiliência, paciência e muito foco no objetivo; mas se após análise chegamos a conclusão que não é esse o caminho, então o melhor é procurar novas soluções, caso contrário não saímos do sítio.

 

Assim que tenha mais novidades sobre os próximos passos partilhar-vos-ei.

 

Abreijos e até à próxima.

Sem comentários:

Telemóvel encostado? Usa como um webcam

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem convosco.   Após muito tempo sem partilhas, eis que decidi não cair na armadilha do "não tenho ...