quinta-feira, 23 de abril de 2020

Crónicas de um isolado, parte 4 #FicaEmCasa

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem convosco.

Continuando na temática do isolamento social, hoje o texto é para partilhar o momento de fraqueza que foi esta semana.

A motivação é algo que tem de ser trabalhada por nós. Não é algo que nasce do nada, que cresce do nada e que se mantém presente sem ser necessário fazer alguma coisa.

A falta desse exercício de manter a motivação fez com que a semana passada tenha sido difícil. Não cumpri com a minha rotina de sono, nem com a minha dieta, nem com o meu plano de treino. 

Cheguei ao fim de semana completamente derrotado, em que só me apetecia ficar tapado dentro dos lençóis e acordar quando este Corona desaparecer.

Mas, como adulto que sou, lá tive que acordar para a vida e por a cabeça a trabalhar; tenho duas opções: ficar imóvel e deprimir-me e não sair desse estado, ou levantar-me e começar a trabalhar numa solução.

Por mais que me tivesse custado, optei pela segunda. Se há coisa que eu não gosto é de me sentir um inútil, e fiz aquilo que se tem tornado uma boa prática desde outubro: ter o meu diário onde escrevo todos os meus pensamentos, bons e maus, sem me preocupar com a sintaxe, ou seja, o verdadeiro despejar daquilo que vai aqui dentro.

Esse exercício ajuda a libertar alguma da pressão que fazemos sobre nós mesmos sem nenhuma razão (ou ansiedade, como quiserem chamar), e quando lemos aquilo que escrevemos conseguimos discernir e bater com a mão na cabeça seguido do comentário: “A sério que sou assim tão parvinho?”.

Feito isto, criei uma lista de pequenas tarefas a realizar no fim de semana, desde o simples “limpar o pó da secretária” ao “escrever a minha rotina se não tivesse em isolamento social”. 
Parecendo que não, libertou ainda mais aquele bocadinho de pressão que estava ali alojada em mim, pelo simples motivo que consegui visualizar o que realmente preciso para me manter motivado. 



Como tenho referido quase de forma repetitiva nas publicações anteriores, a mim pessoalmente, este acto de escrever tem-me ajudado imenso a manter algum foco e motivação.

Procurem aquilo que para vocês ajude também a manter esse foco e motivação, de modo a que saiamos deste isolamento ou quarentena sem necessitarmos de entupir os serviços de psiquiatria.

Abreijos e até à próxima.

Sem comentários:

Telemóvel encostado? Usa como um webcam

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem convosco.   Após muito tempo sem partilhas, eis que decidi não cair na armadilha do "não tenho ...