segunda-feira, 25 de maio de 2020

Tentativa de fazer pão em casa

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem convosco.

À data que estou a escrever, já não nos encontramos em estado de emergência mas ainda assim decidi manter as boas práticas de afastamento, no entanto fazendo alguns passeios ditos higiénicos sozinho.

Entrei de férias e não tinha assim grandes planos, visto que o Coronavírus acabou com que estava planeado.

Por um lado é bom, pois apesar de eu gostar de ter uma rotina muito disciplinada, gosto de ter o momento em que mando a disciplina ir dar uma volta e, de alguma maneira, fazer um reset a mim mesmo.

Após dois dias de completo “morrer para a vida” decidi experimentar coisas novas na cozinha. Para quem me conhece já sabe que a cozinha para mim é terapia.

Decidi fazer pão.

Mais uma vez filmei-me a fazer o processo, mas vou resumi-lo aqui.
Quero desde já referir que não correu muito bem, mas como tento sempre ver o copo meio cheio, até nem ficou muito mal para a minha estreia.

Ingredientes:

250gr de farinha de trigo tipo 65;
200gr de água fria;
10gr de fermento de padeiro (usei fermento convencional porque não tinha);
5gr de sal fino;
10gr de açúcar.


Modo de Preparação:

Juntei a água com o fermento (penso que aqui estraguei o resultado final pois coloquei meia colher de sobremesa de fermento convencional - que se compra nos supermercados) e de seguida juntei o açúcar e dissolvi;
Juntei a farinha a mistura e mexi com as varas de arame da batedeira ate ficar consistente;
Deixei a levedar uma hora;
De seguida deveria esticar a massa com ajuda de farinha, mas andei para ali a inventar até que me lembrei de usar a farinha para a esticar e formar pequenas bolas de pão;
Pré aqueci o forno a 220º e quando chegou a temperatura desejada, coloquei no forno por volta de 40 minutos.


E aqui está o resultado final:




Foi a minha primeira vez, por isso não esperava nada melhor do que isto.

Espero que tenham gostado da publicação.

E não se esqueçam de continuar a ser responsáveis, mesmo sem regras tão apertadas continuem a zelar pela vossa saúde e pela dos outros.

Abreijos e até à próxima.

Sem comentários:

Telemóvel encostado? Usa como um webcam

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem convosco.   Após muito tempo sem partilhas, eis que decidi não cair na armadilha do "não tenho ...