segunda-feira, 11 de maio de 2020

Chegar e sair do "trabalho", em casa

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem convosco.

Hoje já passou mais de um mês e meio desde que estou em trabalho remoto, ou tele trabalho.

Já tinha tido essa experiência no passado, e felizmente a empresa onde trabalho já possuía todas as ferramentas necessárias para este sistema, pelo que a transição não foi muito complicada.
O complicado neste método de trabalho é conseguirmos, em casa, separar o ambiente e o modo “trabalho” do modo “casa”. Como criarmos e definirmos um local considerado o de trabalho e mantermos o foco, sem nos distrairmos com o sossego que a casa nos traz; e, ao mesmo tempo, como simulamos o momento em que saímos dos nossos escritórios e regressamos ao nosso lar? 
Passei quase duas semanas a testar alternativas, sendo que a primeira foi a pior de todas: usar um local da casa que deveria ser único e exclusivamente para relaxar: logicamente não resultou, não me conseguia focar.
De seguida mudei de local, mas como pertencia a outro membro desta casa, para além de estar a “roubar” o seu espaço, não me sentia especialmente confortável.
Por fim, resolvi arriscar e usar o meu “local de trabalho” mas para as minhas coisas pessoais, isto é, a minha secretária. Mas para isso precisava de definir bem quando estou em modo trabalho e modo lazer.
No meu dia de trabalho só preciso do meu computador e de um bloco de notas de apoio, por isso foi fácil criar no mesmo espaço um modo “trabalho” e um modo “lazer”.
Posto isto, o primeiro passo foi definir um local para guardar e esconder o meu material de trabalho. Fácil.
Todos os dias de manhã, retiro o meu portátil pessoal para o canto e de uma estante, retiro um porta retratos onde tenho por trás dele guardado o portátil do trabalho e o bloco de notas. Rapidamente monto a secretária e sigo o meu dia de trabalho, como podem ver abaixo.
Ao final do dia, depois de terminar a minha jornada diária, faço exatamente o contrário, isto é, desligo o portátil e arrumo tudo novamente no mesmo local, tapando com o porta retratos, de modo a que não consiga ver nada que tenha que ver com o meu trabalho, e colocando o meu portátil pessoal de novo no seu local.
Rapidamente isto ajuda-me a desligar do trabalho e a perceber que estou “em casa”, o que tira bastante carga emocional de cima, já que em tempos de isolamento social, e isto é mais uma opinião pessoal, sair de casa só o faço mesmo em caso de necessidade, e ir esticar as pernas não é uma necessidade, podemos fazê-lo em casa.
Esta foi a minha forma de conseguir trabalhar em casa de modo confortável e focado, sem me sentir assoberbado.
Espero que para todos vocês que se encontram na mesma situação também estejam a conseguir separar estes dois momentos, para não se verem de repente sem controlo das horas de trabalho e negligenciando o vosso descanso e o vosso conforto do lar, das vossas famílias.
Rapidamente isto voltará ao normal.
Abreijos e até à próxima.



Sem comentários:

Telemóvel encostado? Usa como um webcam

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem convosco.   Após muito tempo sem partilhas, eis que decidi não cair na armadilha do "não tenho ...