segunda-feira, 8 de junho de 2020

Detox Digital (outra vez)

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem convosco.

No seguimento da publicação anterior, andei por uns dias a analisar o que me estava a causar tanta ansiedade e stress sem motivo aparente, e após pensar nos motivos mais ridículos consegui perceber o que se estava a passar.

Estava a cair na ratoeira de me comparar com os outros, com o abuso do tempo despendido nas redes sociais. 

É muito fácil cairmos rapidamente na ratoeira de acharmos que a vida que nos é apresentada e banqueteada pelos utilizadores das redes sociais é perfeita e sem falhas. Ninguém vai publicar uma foto acabado de sair da cama ou com uma constipação que não lembra a ninguém, ou na casa de banho a fazer as necessidades.

Inicialmente estava a usar as funcionalidades que o sistema Android traz de limitação de uso máximo de utilização de aplicações selecionadas, bem como faixas horárias em que as mesmas apps ficam desabilitadas, até estava a preparar conteúdos com base nisso para partilhar convosco, mas o meu nível de stress subiu demasiado e quando assim é, corto de imediato o mal pela raiz.

Desinstalei as apps do Facebook e do Instagram de todos os dispositivos que tenho e fiz logout em todos os locais onde tinha sessão iniciada. Sem muitas frescuras.

No momento em que estou a escrever, já se passaram 3 semanas, e sou muito sincero, não sinto falta absolutamente nenhuma, no sentido em que não tenho a sensação que estou a perder alguma coisa. É óbvio que uma rede social é ótima para mantermos contacto com os nossos amigos, para tirarmos apontamentos sobre algo que nos chame a atenção, mas no fundo, temos sempre forma de comunicar com os nossos amigos e familiares, e há outras formas de procurar entretenimento com mais conteúdo. 

O que quero dizer é que não vejo as redes sociais como algo negativo, o vício somos nós que o criamos e temos que ser nós a combatê-lo, ou melhor dizendo, gerir bem o tempo que queremos despender. Como neste momento não estava a conseguir gerir esse tempo, eliminei esse vício.

Eventualmente irei voltar, mas o curioso é que o tempo livre que ganhei tenho usado para outras atividades que me têm acrescentado muito mais valor pessoal, e sinto-me relativamente melhor. 

Até lá, quem quiser experimentar um detox de redes sociais, vai conseguir libertar-se do erro de se comparar com o outro, e adicionalmente de ler algum lixo e fake news que é facilmente disseminado. Procurem informação por vocês e procurem sempre o contraditório do tema em questão. 

E pronto. Era isto que tinha a partilhar convosco desta vez.

Espero que o desconfinamento esteja a ser feito de forma responsável, lembrem-se de usar as boas práticas de proteção facial e principalmente não levem as mãos a boca nem aos olhos nem ao nariz, portanto, à cara em geral e lavem-nas constantemente.

Abreijos e até à próxima.

Sem comentários:

Telemóvel encostado? Usa como um webcam

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem convosco.   Após muito tempo sem partilhas, eis que decidi não cair na armadilha do "não tenho ...