segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Rotina Matinal para a minha Saúde Mental (pessoal)

 Olá pessoal, espero que esteja tudo bem convosco.

À data da preparação deste texto, estávamos na iminência de um novo confinamento geral, pelo que provavelmente à data da publicação, esta rotina possa já não fazer sentido.

No entanto, o objetivo deste texto é partilhar como tenho vindo a gerir a ansiedade, e o sentimento de incerteza que esta dita pandemia tem causado em todos nós.

Estou em teletrabalho desde março de 2020, com um hiato em setembro, mas rapidamente de volta a casa.

Não vou dizer que não gosto de estar em casa porque estaria a mentir, mas faz-me falta o contacto visual e físico, quer seja dos meus colegas de trabalho, quer dos amigos.

E eu tenho feito a minha parte no que diz respeito ao combate do vírus.

No entanto, tal como já expliquei em publicações anteriores, muito tempo fechado em casa com a agravante de não estar fisicamente com ninguém, traz aumento do nível de stress e da ansiedade. O meu escape é a prática de exercício físico.

Adicionalmente, gosto de acordar cedo, por isso juntei as duas coisas e, de forma a evitar multidões, passei a prática do exercício físico para o início do dia, bem como as idas ao supermercado.

Deste modo, a minha rotina matinal consiste no seguinte:

                1. Acordar as 6:15

                2. Lavar-me e vestir-me

                3. Tomar um "micro-pequeno-almoço"

                4. Ir para o ginásio as 7

                5. Se aplicável, passar no supermercado as 8:20.

Vai parecer uma contradição, mas, apesar de isto parecer muito bonito, inspirador, um ato de coragem e foco, não é fácil.

Não é fácil estar no quentinho da cama e ter de sair dela às 6 da manhã, não é fácil estarmos ainda em modo "sono" e pegar pesado pouco tempo depois. Principalmente para alguém "procrastinador" como eu, exige bastante disciplina.

Para isso procurei estratégias facilitadoras:

                1. Preparo o saco do ginásio no dia anterior;

                2. Agora que estamos no inverno, coloco a roupa de desporto ao lado da cama;

                3. Deixo o pequeno-almoço pronto no dia anterior.

 

Assim, consigo fazer as coisas em modo piloto automático:

                1. Acordar;

                2. Vestir;

                3. Lavar;

                4. Tomar o pequeno-almoço;

                5. Pegar no saco do ginásio;

                6. Sair de casa;

                7. Treinar;

                8. Ir ao supermercado, quando é necessário;

                9. Regressar a casa;

                10. Arrumar;

                11. Começar a trabalhar.

Ao fim de duas semanas já não me custa tanto, e se em algum dia não consigo seguir esta rotina, sinto falta, mas a base destas rotinas é acima de tudo ser divertido e não ficar refém delas..

Em tom de conclusão, e repetindo-me, pretendi com esta publicação partilhar convosco como consegui conciliar o melhor dos dois mundos: escapar-me ao bicho do stress e da ansiedade praticando exercício físico em horários que a probabilidade de me cruzar com multidões é reduzida e as estratégias encontradas para conseguir manter esse foco.

Espero que tenham gostado.

Abreijos e até à próxima.

Sem comentários:

Telemóvel encostado? Usa como um webcam

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem convosco.   Após muito tempo sem partilhas, eis que decidi não cair na armadilha do "não tenho ...